sábado, 22 de maio de 2010

Homenagem à Cassio Maradei

Bom dia queridos leitores,

Esta noite sonhei com um grande amigo in memorian, Cassio Maradei.

Um amigo e irmão. Taurino, adorava o inverno e dizia que um dia iria morar no Alasca, porque o calor o tirava das especificações modo operandis. Ficava mole no calor, mas antenadíssimo.

Estudamos juntos no Arquidiocesano, fomos representantes de classe, ele fez a trilha sonora da minha peça. E durante alguns anos, nos reuniamos na casa dele as sextas-ferias e aconteciam as tribais.

As tribais reuniam em média quinze a vinte pessoas, assistíamos filmes e depois ficávamos debatendo e fazendo a grande bagunça na cozinha da Tia Nica.  Cada semana havia uma temática e uma guloseima diferente ou então acabava em pizza.

A primeira empresa aonde eu trabalhei foi a dele, a finada Video Track, que hoje já tem outros donos e filosofia. Tive a oportunidade de participar de várias gravações e produzí-las também. Todo o universo que compõe a parte da comunicação desde o roteiro, foto, vídeo e edição. E na parte do cinema, fiz uma pontinha no filme do Júlio Bressane, o Mandarim, no Rio de Janeiro.

Um dia, mediante a uma crise na produtora, ele me chama para conversarmos e disse: a situação está ruim aqui e você tem talento para algo maior, vai ser "Bruxa" por inteiro, esse é o seu dom.

E chorei de emoção, pois ele acompanhava já a anos o meu trabalho espiritual e quase todas as noites depois da produtora eu ia atender ou dar aula. E fui eu ser apenas a "Bruxa".

E o que tudo isso tem haver com o Oswaldo Montenegro e a letra da música a Lista?

Tudo! Pois a última vez que eu o vi, ele me convidou para ver o show do Oswaldo na hora em que tocou essa música ele pegou na minha mão e disse essa música é para você que é minha grande amiga e irmã, não esqueça esse dia e nem a letra dessa música.

E toda vez que algo importante está para acontecer comigo e em relação a minha carreira, eu sonho com ele e assim foi essa noite, mas não me lembro de nada que conversamos.

Coincidências ou não, recebi um email esta manhã que enviaram a letra da música...

Então toda letra de música tem uma história e toda história de amor tem uma trilha sonora e a minha história de amor de irmã na luz com o Cassio, tem a Lista.

Um excelente dia à todos e a você Cassio meu querido irmão, muita Luz!

Deborah Jazzini


Oswaldo Montenegro

Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais?

Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar?
Onde você ainda se reconhece,
na foto passada ou no espelho de agora?

Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?

Quantos defeitos sanados com o tempo?
Eram o melhor que havia em você?
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer?
Quantas canções que você não cantava
Hoje, assobia pra sobreviver?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos e ninguém quer saber?

Quantas pessoas que você amava
Hoje, acredita que amam você?

Oswaldo Montenegro

2 comentários:

  1. Muito Linda essa história e a letra dessa música.
    Adoro Oswaldo Montenegro.
    Bom sábado e um excelente domingão, Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Deborah, se você é irmã do Cássio, então eu e você somos irmãos. Mas eu sempre achei que você fosse mais mãe de ambos (e mais alguns), e aí como é que fica? Fica, com certeza, tudo em família. Eu tenho algumas histórias desse tipo com o Cássio, e quem sabe qualquer dia escrevo.

    Por enquanto, eu escrevi duas pequenas homenagens também, não sei por que cargas d'água em inglês: http://beastawake.blogspot.com/2010/08/assignment-i.html e http://beastawake.blogspot.com/2010/07/i-love-you.html

    Mas, como bom geek, quero fazer duas correções: uma, é meio injusto dizer que as tribais ocorriam na casa do Cássio. Me lembro de várias bagunças na cozinha da Dona Vera também, como por exemplo a tribal de batata frita e a de monstro crec-crec com doce de leite. Algumas até na casa do Flávio.

    Duas, ô Deborah, pode ser que eu tenha sido pego no contrapé da recente reforma da língua, mas acho que a crase no seu título está sobrando. Homenagem a Cássio, ou ao Cássio; não à Cássio, afinal Cássio não é nome feminino né?

    ResponderExcluir