sábado, 4 de junho de 2011

Virada Sustentavel

* Parque da Água Branca -       Atividades :

***       Atividade: Greenpeace na       Virada
Voluntários da       ONG Greenpeace aproveitam a Virada Sustentável para reforçar a reflexão       sobre os temas da energia nuclear, energias renováveis e florestas. No       Parque Água Branca, vão instalar uma tenda para receber os       participantes.
Onde: Parque da Água Branca.       Av. Francisco Matarazzo, 455 - Barra       Funda
Quando: Sábado (4) e Domingo (5),       das 10h às 16h.

Instalação       – Reciclagem que Renova
Uma caixa (1x2 metros) de acrílico transparente cheia       de peças de lixo de plástico mostra ao público o que é possível fazer com       o lixo.  Ao lado da caixa de       lixo, estarão expostos floreiras, lixeiras e bancos feitos de plástico       madeira, fabricado a partir do plástico reciclado.
Onde: Parque da Água Branca
Onde: Av. Francisco Matarazzo, 455 - Barra       Funda
Quando: Sábado (4) e Domingo (5), das 8h às 18h.      

Zen –       Programação zen no Parque Água Branca
Durante os dias de Virada  Virada Sustentável, o  Parque Água Branca contará com       práticas de yoga, meditação, tai chi chuan, danças circulares e kirtans       (shows de música indiana).
Onde: Parque da Água Branca – Bambuzal.      
Quando: Sábado (4) e Domingo (5), a partir das 8h.       Cada atividade terá uma hora de duração.

Sábado       (4)
8h       – Thiago Castilo Salim, Hatha Yoga       (Bionathus)
10h       – Mário Hage, Tai Chi Chuan (ITCC-Yang)
12h- Giuliano Augusto Nucci - Hatha yoga -       www.vajra.com.br
14h-Edmilson
da Cruz - lyengar       yoga
16h- Michele Chow - Hatha Yoga - Bionathus


Domingo       (5)
8h –Michel Mutalli -Meditação Vipasana -      
10h – Danças circulares (com Bia Esteves)      
12h-Duo Yacamin - Mantras
14h-Daniela Domingos e Felippe  Jr - Hatha       Yoga  (Pax)
16h-       Subagh Khalsa, Kundalini Yoga (Instituto 3HO       Brasil)


Atividade: Feira de economia       solidária
Feira de economia solidária e bate-papo sobre temas       da sustentabilidade, organizado pelo Espaço da Cultura de Consumo       Responsável, que oferece acesso a produtos orgânicos da agricultura       familiar, produtos de Economia Solidária com respeito aos cuidados       ambientais e oficinas de educação para o consumo       responsável.
Onde: Parque da Água Branca (próximo ao galpão da       Feira de Orgânicos da AAO)
Quando: Sábado (4) e Domingo (5), das 8h às 13h.      

Zen: Caminhada       Zen
Descubra o prazer de caminhar em silêncio, em fila       indiana, apreciando os sons dos pássaros, o ruído dos passos, as       fragrâncias da mata e da terra, as diferentes temperaturas, as sombras das       árvores e ao calor do sol, observando as águas e os peixes, tartarugas e       pássaros, e fazer de cada passo um passo de paz.
Onde: Parque da Água Branca, Recanto das Figueiras       (entrada mais próxima na R. Ministro de Godói)
Quando: Domingo (5), das 10h às 11h.      

Zen - Ciranda no Parque com Bia       Esteves
Nesta vivência de danças circulares sagradas, os       participantes dão as mãos, formando uma roda. São utilizadas músicas,       cantos e danças de vários povos e tradições. A experiência compartilhada       da dança em grupo é um meio que pode superar os limites de idioma, raça,       cultura e tempo, contribuindo para a evolução do ser humano, seu lado       mágico, sua capacidade de criar e transformar.
Onde: Parque da Água Branca –       Bambuzal.
Quando: Domingo (5), das 10h às 11h30.      

Performance: Homem Refluxo -       Experiência        ReFluX
Apoiado pelo Idec-SP, um grupo de sete pessoas       passará uma semana armazenando lixo pessoal em roupas próprias de       armazenamento, os ParangoLixoLuxo, chamando a atenção para a questão dos       resíduos nos grandes centros urbanos. Durante a Virada, o público       conhecerá os resultados desse trabalho.
Onde: Parque da Água Branca.
Quando: Domingo (5), das 15h às 17h.      

Dança: Balé de Cegos Fernanda       Bianchini
Apresentação de balé realizada       por um corpo de 40 bailarinas com deficiência visual. O projeto,       coordenado por Fernanda Bianchini, mostra que a superação individual do       ser humano não conhece limites.
Onde: Parque Água Branca - Espaço       Cultural Tattersal. Rua Ministro Godói, 310 - Barra Funda. 
Quando: Sábado (4), das 15h às       15h40.

Infantil – Show “Espantaxim e       os Guardiões da Natureza”
A compositora, cantora e escritora Dulce Auriemo       apresenta as canções do “Projeto Espantaxim”, uma contribuição para a       literatura musical infantil brasileira. A atividade contará com a       apresentação de personagens de várias de suas obras, como “Makiko &       Tatuiuiú – Guardiões da Natureza”, além de show do grupo “Som na Lata”, da       Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior.
Onde: Parque da Água Branca (Espaço Cultural       Tattersal).
Quando: Domingo (5), das 11h às       12h.

Atividade: Feira de Produtos Orgânicos
A Feira de Produtos Orgânicos é       um espaço destinado à venda de produtos sem defensivos ou adubação       química, certificados pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO).       Também oferece café da manhã       orgânico.

Onde: Parque da Água Branca –       Barracão
Quando: Domingo (5), das 8h às       12h

Palestra: O momento atual       da Agricultura Orgânica no Brasil
A       atividade será conduzida por: Dra.       Ana Primavesi; Dra. Ondalva Serrano; engenheira agrônoma Araci Kamiyama;       Bia, Planeta Orgânico; e Manoel Baltasar Baptista da Costa, da UFISCAR.A       iniciativa tem o apoio da Associação de Agricultura       Orgânica (AAO).
Local: Parque do Água Branca - Auditório       Paulinho Nogueira
Quando: Sábado (4), das 13h às       17h


Atividade: Desenho Vivo e Palestra sobre o       Biochip
BioChip é um Grupo Aberto       de Estudo, Pesquisa e Desenho com Modelos Vivos, que investiga as cores e       a recuperação da informação por meio do desenho com Modelos Vivos.       A partir da experiência direta com matérias que recordam a beleza       do universo, como areias, argilas, sementes, frutas, o programa oferece ao       participante o exercício simultâneo de seus modos complementares de       conhecimento racional e intuitivo.
O       Desenho Vivo com Hortaliças acontecerá das 10h       às 12h, no  Espaço Cultural da       Associação de Agricultura Orgânica (AAO). Já a palestra será das 14h às       16h, no Espaço de Cultura 2.
Quando: Sábado (4), das 10h às       16h.
Local: Parque da Água       Branca.



Show:       Apresentação musical com a Banda OIRT

A       Banda OIRT é formada por Tamima Brasil, Felipe de Souza e João Paulo.       A       iniciativa tem o apoio da Associação       de Agricultura Orgânica (AAO).

Quando: Sábado (4), das 10h às       12h.
Local:       Parque da Água Branca - Espaço       Cultural da AAO, junto à Feira do produtor Orgânico


Oficina: Slow Food São Paulo - Oficina de Educação do Gosto
O objetivo é explorar a percepção dos       cinco sentidos e suas relações com o alimento. A       iniciativa tem o apoio da Associação       de Agricultura Orgânica (AAO).
Local:       Parque da Água Branca - Espaço       Cultural da AAO, junto à Feira do produtor Orgânico

Quando:       Sábado (4), das 9h       às 11h



Infantil:       Oficina Viva para Crianças
Conceição       Trucon irá falar sobre alimentação infantil. Os participantes vão       preparar e degustar várias receitas, como leite extraído a partir de       sementes, iogurtes, queijinhos, docinhos e torta, preparados sem       aquecimento ou açúcar.
Local: Parque da Água       Branca.
Quando:       Sábado (4), das 9h       às 11h

Oficina:       Horta caseira orgânica e compostagem
Marcelo       Noronha apresentará os seguintes temas: Introdução a Agricultura Orgânica e       Agricultura Urbana; Teoria da Trofobiose; Noções de fisiologia das plantas       na absorção de nutriente e luz; Tratos culturais: plantio, adubação,       cobertura morta; Pragas e doenças; colheita; Horta em pequenos espaços       (canteiros e vasos) com ervas condimentares e medicinais e hortaliças      
Local: Parque da Água       Branca.
Quando:       Sábado (4), 9h       às 12h - Aula Teórica (Sala de Cursos da AAO) e das 12h às 14h - Aula       Prática (Espaço Cultural da       AAO).


APRESENTAÇÃO
§   Inspirada na Virada Cultural de   São Paulo, que todos os anos atrai milhões de pessoas às ruas da capital,       a Virada Sustentável é provavelmente a maior reunião de atrações culturais       e recreativas ligadas aos temas da sustentabilidade já realizada no       Planeta.

§   São mais de 180 atrações, entre peças de       teatro, cinema, instalações temáticas, intervenções artísticas, oficinas,       shows de música, dança, performances e exposições, entre outros. Todas têm       conteúdo diretamente ligado aos temas da sustentabilidade: meio ambiente,       diversidade, direitos humanos, clima, biodiversidade, mobilidade urbana,       lixo etc.

§   A primeira edição da       Virada Sustentável acontece nos dias
04 e 05 de junho de  2011       (Dia Mundial do Meio Ambiente)
Consulte o site para programação       completa: www.viradasustentavel.com
§   As atrações serão distribuídas em espaços e centros       culturais, além de sete grandes parques da cidade de São       Paulo:
*                 Ibirapuera
*                 Villa       Lobos
*                 Parque do       Carmo
*                 Independência
*                 Jardim da       Luz
*                 Guarapiranga
*                 Parque da Água Branca

Incluindo o MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO,       um local muito conhecido e ponto turístico. A programação do Mercado       Municipal e Parque da Água Branca, locais em que a Pax também estará       presente na divulgação e atividades relacionadas, segue       abaixo:

* VIRADA       SUSTENTÁVEL NO MERCADO MUNICIPAL (para palestras, atividades e almoço,       necessário confirmar presença. Tel.:       3228-6363).

Missão, Visão e  Valores

Missão
A Virada Sustentável tem como missão difundir e ampliar a informação sobre       sustentabilidade na sociedade, utilizando a arte e as atividades lúdicas       como principais ferramentas de comunicação, inspirando as pessoas a       enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo.

Visão
Acreditamos que a sustentabilidade pode ser alegre e inspiradora. E que essa abordagem representa um apelo importante para que pessoas, organizações e instituições atuem na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada em várias   esferas.

Valores

A Virada Sustentável é um evento cultural que reúne atrações (música, teatro,       dança, instalações, exposições) que têm a sustentabilidade e seus       diferentes temas (mudanças climáticas, biodiversidade, água, reciclagem,       diversidade, direitos humanos, mobilidade urbana etc) como conteúdo  principal.

Realizada pela empresa Virada Sustentável Eventos, em  parceria com o poder público local, empresas patrocinadoras e organizações  da sociedade civil, a Virada Sustentável é um movimento sem fins lucrativos, que além de promover atrações gratuitas e abertas ao público, estimula e acolhe ações e eventos paralelos aderentes ao conteúdo       proposto.

Funciona também como um laboratório de práticas sustentáveis nas cidades por onde passa, estimulando governos       e empresas locais a adotarem soluções sustentáveis em temas como mobilidade urbana (caminhada, bicicleta e uso do transporte público),       inclusão de pessoas com deficiência (acessibilidade, necessidades especiais) e empoderamento do espaço público (parques e praças).

A Virada Sustentável se compromete a gerir de maneira responsável seus       próprios impactos ambientais (compensação de emissões, gestão de resíduos,       incentivo à reciclagem), em parcerias estabelecidas com empresas e agentes       reconhecidamente capacitados para essa função.

Apoios e Parcerias

AVirada Sustentável tem como principais apoiadores a Secretaria do Verde e       do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (SVMA) e da Secretaria do Meio       Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo, responsáveis pela cessão de espaços e promoção de eventos e ações de conscientização ambiental para a população.

Conta também com o apoio da Secretaria da Pessoa com  Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, e da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de  São Paulo, responsáveis pelo apoio e consultoria às necessidades de inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência no   evento.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário