segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Autoestima


Uma vida saudável depende também de como você está se sentindo, portanto, invista em sua autoestima!

Você vive se depreciando, acredita que não é tão bom quanto deveria e sempre acha os outros mais bacanas, interessantes, descolados? Se a resposta for positiva, sua auto-estima não anda lá essas coisas.

Antes de colocar na balança somente os seus defeitos e achar que não tem nada de bom a oferecer, siga a sugestão da psicóloga Anette Lewin: faça uma lista com tudo que você tem de legal.

"Quando alguém olha para si e se enxerga como realmente é, fica mais fácil compreender que todo mundo tem um lado bom e outro ruim. Assim é mais fácil aproveitar o primeiro e mostrá-lo aos amigos, se é que eles ainda não descobriram", diz ela.

Um dos motivos que freqüentemente afetam as pessoas é a aparência física. Quando elas não se encaixam nos padrões determinados, muitas vezes se sentem incomodadas e chateadas. Mas você já parou para pensar que ser diferente é bom?

Então, repare que os seus olhos combinam com o seu rosto, que todo mundo admira seu sorriso. Vale a pena se olhar, buscar o que há de especial em você e destacar essas qualidades.

Outro motivo para a frustração são os sonhos que, às vezes, demoram em se concretizar. É super comum as pessoas sonharem demais e, quando algo dá errado, não se conformarem. Aí, adeus auto-estima.

Se você não quiser cair nessa armadilha, esteja preparado e lembre-se que frustrações fazem parte da vida. Se alguma coisa não deu certo, tudo bem ficar chateado durante um tempo, mas é importante partir para outro projeto...

A auto-estima depende de conhecimento e aceitação de si. Quem a perdeu, pode reconquistá-la e até quem nunca teve pode ganhá-la. Nem sempre é um processo fácil diante das frustrações, dos desafios e da instabilidade da vida, mas quem melhor que você para dar um chega-pra-lá na sua baixa auto-estima?

Vale a pena tentar, pois a vida fica mais leve e tranqüila quando se confia em si mesmo. E diante de um problemão, é sempre mais fácil enfrentá-lo e vencê-lo quando nos sentimos capazes e confiamos em nós.

Anette Lewin
Portal Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário