sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Blue Moon




Lua Azul 


O que entendemos por lua azul?
É a segunda lua cheia no mesmo mês, não é frequente.

O que ela nos favorece?
A fase da lua cheia atua em cada um de nós de uma maneira diferente, com intensidade e extremos. Sentimos que ficamos alterados e com pensamentos repetitivos. 
Existe uma ânsia em vermos o que plantamos concretizado, mas precisamos saber lidar com a nossa pressa interna que não combina com o tempo de maturação do que semeamos na fase da lua nova.
Para uma boa colheita, precisamos respeitar o tempo de cada coisa amadurecer, inclusive para que possamos lidar melhor com nossas incertezas e inseguranças diárias.

Hoje eu devo fazer alguma simpatia?
Aproveitando que hoje é o último dia do mês de agosto, podemos fazer um check list do que queremos realizar e manifestar para o próximo mês e para quem quiser e sentir que é o momento, pode fazer uma lista de metas até o final do ano, com prazos para as ações devidas para colher com sucesso o que planejou.

Apenas não podemos esquecer do lembrete: As nossas ações, são as sementes plantadas, para uma boa colheita, precisamos respeitar o tempo de cada meta estabelecida, o cuidado está em não se atropelar e nem colher antes do tempo. Orai e vigiai sempre, confie na fluidez do Universo.

Fazendo uma pesquisa, encontrei uma explicação quase romântica para a Lua Azul, que copiei e colei abaixo para os nossos leitores.

Boa Leitura,

Deborah Jazzini
Equipe Por Você
Horário de Atendimento no site:
2a, 4a, 5a e 6a feira - Das 9 às 13hs
Sábados e Domingos - com horário marcado pelo email
deborah@porvc.com.br 

Programa de rádio online
Todas as 3as feiras das 12h45 às 14h45
em http://dopranaaluz.blogspot.com 


Parte Histórica
Mas não é bem assim. Essa expressão recorda uma história quase cômica contada nos países anglo-saxões no século XVI.

Quando um cavaleiro queria ser gentil com sua dama, mas sem assumir um compromisso mais sério, simplesmente dizia — Eu me casarei contigo numa noite de Lua Azul. Apesar da proposta romântica, a idéia era que esse momento nunca chegasse, o que adiaria a cerimônia indefinidamente não fosse por um detalhe: a Lua pode mesmo ficar azul.

Lua do amor impossível
É verdade que o falso pretendente sempre levava vantagem. A Lua só fica azul em situações muito particulares, raras mesmo, quando a atmosfera terrestre colabora de um jeito muito especial. Foi o que aconteceu aos indonésios durante a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, quando foram vistas muitas luas azuis naquele ano, para desespero dos rapazes.

Em outras palavras, Blue Moon significa algo muito raro, como sugere a expressão em inglês que abre este texto, comum em livros infantis de língua inglesa, e cuja possível tradução seria algo do tipo “era uma vez, como nunca...”.

Blue Moon é um termo popular na Inglaterra e Estados Unidos, sendo usado com frequência em poesias e canções. Aliás, apesar da tradução tentadora, neste caso o melhor mesmo é usar o termo original, já que a expressão Lua Azul não tem relação com nenhuma lenda do folclore nacional.

A primeira ocasião em que a expressão Blue Moon apareceu na literatura foi em 1528, num poema pertencente a ninguém menos que o dramaturgo inglês William Shakespeare. Começar uma história dizendo que tudo aconteceu numa noite de Blue Moon pode significar uma lenda fantasiosa ou algo extremamente difícil de acontecer.

Aliás, Blue Moon tem diferentes conotações no idioma inglês. A música com esse mesmo título exprime solidão, melancolia. E para os que anseiam por um compromisso sério, a noite de Blue Moon é uma data mais que especial para iniciar um romance. Talvez um amor impossível.

Duas luas cheias num mês
Mas o fato é que ao norte do equador – não se sabe ao certo quando nem porquê – Blue Moon também passou a denominar a segunda Lua Cheia que acontece num mês.

Normalmente os meses têm apenas uma Lua Cheia, pois o período que separa duas fases iguais é de aproximadamente 29,5 dias. Mas todos os meses, exceto fevereiro, são mais longos que isso. Assim, com um pouco de sorte é possível que a natureza encaixe duas luas cheias num único mês. E isso acontece 7 vezes a cada 19 anos, em média.

http://www.zenite.nu/



Horário Universal com mapa em SP,mas, o aspecto Grande Cruz ocorre em todo o planeta .
 Acontecerá em um Aspecto poderoso de Grande Cruz, acionando o máximo de poder,
veja o mapa


O fato se dá devido ao ciclo lunar de 29.5 dias, o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês sua fase se apresente cheia por duas vezes. Fevereiro é o único mês que não pode ter a Lua Azul, mesmo em anos bissextos. Inclusive é possível um ano não ter Lua Cheia no mês de fevereiro, nesses anos, acontece uma Lua Cheia no final de janeiro e a outra no início de março, ou seja 2 Luas Azuis no mesmo ano, em janeiro e março. Isto ocorre em média a cada 35 anos.
O termo lua azul, se refere comumente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês.[1] A freqüência de acontecimento, é de 1 vez a cada 2 anos ou 3 anos. As últimas luas azuis ocorreram em 31 de maio de 2007 e 31 de dezembro de 2009. A próxima lua azul deverá ocorrer em 31 de Agosto de 2012 e as seguintes em Julho de 2015, Janeiro e Março de 2018, Outubro de 2020, Agosto de 2023, Maio de 2026, Dezembro de 2028...
A Lua Cheia acontece simultaneamente para todos os países, mas nem o horário nem a data são iguais. Por exemplo: uma noite do dia 31 de agosto na Europa já é manhã do dia 1 de setembro na Nova Zelândia. Então se acontecesse uma Lua Azul no dia 31 de agosto para um país na Europa , não seria Lua Azul no dia primeiro na Nova Zelândia, que iria ocorrer no final do mês de setembro.

Cláudia Lazarrotto



Nenhum comentário:

Postar um comentário