quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O Caminho




“Qualquer coisa é um caminho entre um milhão de caminhos. Portanto, um guerreiro sempre deve ter em conta que um caminho é apenas um caminho. Se ele sente que não deveria seguí-lo, não deve permanecer nele sob nenhuma circunstância. Sua decisão de manter-se nesse caminho, ou de abandoná-lo, deve estar livre de medo e de ambição. Deve observar cada caminho de perto e de forma deliberada.

E há uma pergunta que um guerreiro deve fazer-se obrigatoriamente: “Tem coração, este caminho?

Todos os caminhos são a mesma coisa: Não levam a nenhum lugar. No entanto, um caminho sem coração nunca é agradável. Por outro lado, um caminho que tem coração acaba sendo fácil; um guerreiro não custa em descobrir sua graça, a viagem se torna prazerosa; enquanto uma pessoa o segue, é una com ele.

Um guerreiro escolhe um caminho com coração, qualquer caminho que tenha coração, e o segue, e logo se regozija e ri. Ele sabe, porque vê, que sua vida acabará muito em breve. Ele sabe, porque vê, que nenhuma coisa é mais importante do que as outras.

A forma mais eficaz de viver é viver como um guerreiro. Pode ser que um guerreiro pense e se preocupe antes de tomar uma decisão mas, uma vez tomada essa decisão, segue seu caminho livre de preocupações ou de pensamentos. Ainda haverá um milhão de decisões esperando-o. Esse é o caminho do guerreiro.

Somente como guerreiro pode-se suportar o Caminho do Conhecimento. Um guerreiro não pode queixar-se nem lamentar nada. Sua vida é um desafio interminável, e não há modo de que os desafios possam ser bons ou maus. Os desafios são simplesmente desafios.

Quando um homem embarca no caminho do guerreiro, pouco a pouco vai se dando conta de que a vida comum ficou pra trás, para sempre. Os meios do mundo comum já não lhe servem de sustento e ele deve adotar um novo meio de vida para sobreviver.

Quando um guerreiro decide fazer alguma coisa, deve ir até o final, assumindo a responsabilidade pelo que faz. Faça o que faça, primeiro deve saber por que o faz e depois seguir adiante com suas ações, sem dúvidas nem arrependimentos.

Não importa a natureza de suas ações, sempre e quando agir como guerreiro. Se seu espírito está deformado, simplesmente deve arrumá-lo, depurando-o e aperfeiçoando-o, porque não há na vida uma tarefa mais digna de se empreender. 

Não arrumar o espírito é buscar a morte, e isso é o mesmo que não buscar nada, porque a morte vai nos alcançar de qualquer jeito. Buscar a perfeição do espírito de guerreiro é a única tarefa digna de nossa transitoriedade e de nossa condição humana.”

Carlos Castaneda no livro A Roda do Tempo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário