O objetivo é aquilo que nos faz seguir adiante. Quando perdemos nosso momento e nossa direção, estamos simplesmente perdidos! Você já notou que, em geral, o período em que ficou mais feliz foi no meio de um projeto, e não no fim? Já percebeu que assim que termina alguma coisa, fica logo ansioso procurando outra? Pois então...
É próprio de nossa natureza ter objetivos. Não podemos viver sem eles, pelo menos, não por muito tempo. Por isso, se você não tem uma lista deles em mão, está precisando de uma. O tipo de objetivo não é tão importante, desde que você tenha um! Algumas pessoas conseguem adiar continuamente a realização daquilo que elas consideram que devem fazer na vida. Elas não têm certeza de que o objetivo que têm em mente é o mais perfeito para elas, por isso nunca fazem nada!... Vale lembrar que as pessoas bem-sucedidas encaram uma escolha errada como uma valorosa experiência de aprendizado. Isso é o que chamamos de precessão, ou seja, o princípio que sempre nos assegura de que ganhamos muitas coisas além do próprio objetivo em si.
De fato, o mais importante não é alcançar o objetivo, mas aprender e crescer ao longo do processo. Se você decide que vai atravessar a Europa a pé, ou que vai ter uma Ferrari, ou se decide começar o seu próprio negócio, a coisa mais importante não é a caminhada, o carro ou o negócio mas o tipo de pessoa que você precisa se tornar para atingir o seu objetivo. Enquanto persegue seus objetivos, você pode desenvolver mais coragem e determinação, refinar seus poderes de persuasão, aprender sobre disciplina pessoal, desenvolver sua resistência, adquirir mais autoconfiança, encontrar seu parceiro na vida, ou apreender a preencher um cheque.
Quando estamos elaborando um objetivo, é válido lembrar de como as coisas funcionam neste planeta. Nada por aqui percorre linhas retas; portanto, nenhum objetivo é alcançado sem reveses os reveses fazem parte do plano das coisas. As pessoas bem-sucedidas não são tão brilhantes, talentosas e únicas assim. Elas apenas têm um certo conhecimento sobre a maneira como as coisas funcionam e percebem que seu progresso pessoal se dá de acordo com os princípios que governam tudo em torno delas. Elas percebem que nós alcançamos nossos objetivos por meio da correção contínua. Nós nos desviamos do caminho, corrigimos o curso e voltamos para ele. Os navios fazem isso. Portanto, corrigir é a ordem.
Andrew Matthews, no livro "Seja Feliz"
Adorooo Andrew Matthews
ResponderExcluirGostei do texto ;D