sexta-feira, 30 de abril de 2010

A serpente

As Cartas Místicas de Mlle Lenormand – Editora Urânia.



Num vilarejo indiano, uma serpente morava em certo lugar por onde ninguém se atrevia a passar. Todos que o faziam eram mortalmente mordidos e envenenados no mesmo instante.


Certa vez, um Mahatma (homem de alma elevada) passou pelo caminho, e a serpente correu atrás do sábio a fim de mordê-lo. Quando, porém, a serpente se aproximou do santo homem, perdeu toda a sua ferocidade e foi dominada pela mansidão do homem.


Vendo a serpente, disse o sábio:


- Muito bem, amiga, pensas em me morder?


A serpente envergonhou-se e não respondeu.


Então disse o sábio:


- Escuta, amiga; não maltrates mais ninguém no futuro.


A serpente curvou-se, mostrando que concordava. O sábio seguiu o seu caminho, e a serpente voltou ao seu lugar. Daí por diante, começou a levar uma vida de inocência e pureza, sem sequer tentar maltratar quem quer que fosse.


Dentro de poucos dias, toda a vizinhança começou a pensar que a serpente perdera todo o seu veneno e já não era perigosa. Assim, todo mundo passou a persegui-la. Alguns a apedrejavam, outros a arrastavam pela cauda impiedosamente, e, desse modo, não tinham fim os seus padecimentos.


Felizmente, o sábio tornou a passar pela estrada e, vendo como a boa serpente se encontrava ferida e maltratada, sentiu-se muito comovido e indagou-lhe qual fora a causa de tal coisa.


Ao que a serpente respondeu:


- Santo senhor, é porque não maltrato mais quem quer que seja, segundo o vosso conselho. Mas ai de mim! Eles não têm misericórdia!


Sorrindo, o sábio replicou:


- Minha cara amiga, eu simplesmente disse para não morderes quem quer que fosse, mas não disse para não amedrontares os outros. Embora não mordas qualquer criatura, podes conservá-las a uma considerável distância, com o teu silvo.


Do mesmo modo, se vives no mundo, faze-te temido e respeitado.


Não maltrates os outros, mas também não se deixe ser maltratado.

Um comentário:

  1. Olá, mnha querida, lindo o texto!
    Achar o equilíbrio é a grande sacada.
    Olha te mandei um email, não sei se vc viu.
    Beijos e um excelente final de semana!

    ResponderExcluir