quarta-feira, 11 de julho de 2012

5o. dia do Tarot Masters

 Hoje não consegui fazer a postagem antes da meia noite, pois as nossas atividades na verdade findaram agora. Um dia abençoado! Aliás todos os dias tenho tido a oportunidade de não apenas aprender e revisar com os palestrantes, como também com os participantes.


Há três senhoras, que vieram de Recife, que são um exemplo. Elas estão equipadas, com Iphone, gravador digital, ipad e outros recursos para registrar o evento, além das anotações em suas cadernetas. Virei fã delas. Estão sempre dispostas a participar de todas as atividades, com uma disposição ímpar. 


Esse evento a cada dia está abrindo além de novas possibilidades de leitura e as trocas de conhecimento, vai     também trabalhando algumas questões internas que são mexidas e experimentadas a cada dia, trazendo uma nova forma de resolvê-las, além de ampliar a nossa capacidade de paciência e tolerância com algumas situações desafiantes.


Hoje tivemos Mary K. Geer na parte da manhã e na primeira parte após o almoço. Foi divinal, ela nos apresentou o método da Golden Dawn, e passo a passo, nos encantou ( e em alguns casos de principiantes enlouqueceu). O material apresentado foi didaticamente excelente, pena que não posso compartilhar, mas pelo menos mencionar, posso. 

E  o meu programa de rádio conseguiu apesar de muitas tentativas de conexões e desconexões consegui fazer o programa! Foi no nosso intervalo do almoço e pude entrevistar alguns dos palestrantes. 




                                                                     Deborah Jazzini




Comecei com o Marcelo Ribeiro, que é biólogo e associa o Tarot de Marseille com o célebro e o desenvolvimento do mesmo, desde o homem da caverna. E consegui com o meu parco inglês, entrevistar a Mary K. Greer, ela falou do seu blog e de uma viagem que haverá em setembro na Itália, durante 15 dias seguindo os locais mais importantes aonde há registros de tarot. (houve uma hora que esqueci de fazer a tradução simultânea, mero detalhe)


Logo em seguida veio o Frater Goya, falando a respeito do seu livro e do Tarot de Crowley. O Arto fez uma pequena passagem apenas para fazer a chamada para retornarmos para a aula da Mary. E roubei uns minutinhos do Carlos Morais, que falou a respeito do seu sistema de astrologia e tarot e finalizamos o programa, sabendo que o nosso alcance entre Brasil e Além mar, chegou a mais 120 pessoas online, uhhhhhuuuuu, adorei!


Marcus Katz, voltou a falar hoje a respeito de criar as nossas metodologias, seguindo uma linha terapêutica, porém, posso dizer, que foi para alunos mais avançados, pois a técnica proposta, a pessoa necessita pelo menos de um ano de estudo para poder desenvolver a sua própria técnica. Ele deu o caminho suave e cada um vai desenvolver, porém na minha opinião é necessário ter feito terapia e saber essa linguagem para auxiliar o consulente a enxergar com clareza o que está de fato vivendo nesse momento e se estruturar para sair da situação. 


Foi feita uma pesquisa (não me lembro aonde exatamente, mas ainda dá tempo de perguntar amanhã) e foram entrevistadas mais de 80 mil pessoas e 70% delas, a primeira pergunta é sobre: "RELACIONAMENTO" e os outros 30% dos outros assuntos, sendo o segundo trabalho e terceiro dinheiro, saúde e pouquíssimos falando a respeito de como podem mudar seus padrões mentais. E houve uma pessoa na platéia que disse, aqui também e sem dúvida houve um riso coletivo. 



Marcelo Ribeiro

E antes de iniciar a palestra de Marcelo Ribeiro, o Arto fez uma meditação, para dar uma pequena pausa entre tantas informações que estavámos recebendo. E eu já sabia que o assunto a seguir seria o melhor, e sem dúvida foi.


Depois da quase overdose do tarot  de Wait e de Aliester Crowley diáriamente, tivemos a oportunidade de rever o Tarot de Marseille com uma visão que confesso que não conhecia, por isso que eu sempre digo:" estudar tarot é para a vida toda e mais seis meses"


Ele deu uma aula maravilhosa, fez associações interessantíssimas e constatei que preciso começar a relembrar e buscar minhas antigas anotações, além de registrar muitas coisas que às vezes deixamos de lado por esperar editar um livro. O blog dele é: http://tarotfractal.blospot.com e podem encontrá-lo no Facebook como Marcelo Ribeiro dos Santos.


Seguindo o fluxo, dentro das minhas anotações, ele é Biólogo e está fazendo doutorado em células tronco. Quem trouxe à ele o seu material de trabalho, foi o seu filho que pelo visto xeretando aonde não devia, achou o que devia e ele olhou as imagens do Tarot de Marseille e começou a fazer uma pesquisa enorme, poderíamos dizer interminável. 


Quando ele associou cada arcano maior com um período da nossa história, foi como abrir o registro dos estudos e voltar a fazer uma ponte com todo o sentido.  Só para dar um gostinho, quando ele explicou o aparecimento do fogo, os homens começaram à ir para as cavernas, e ao mesmo tempo, a comida seria cozida e isso trouxeram os animais e principalmente os lobos para perto dos homens. Daí, os lobos começaram a ser os grandes companheiros das mulheres e assim, elas escolhiam melhor seus parceiros e os parceiros respeitavam mais as mulheres, pois precisavam dominar duas feras...Ele associa a carta da Estrela aos anos 60 na época hippie. A partir daí...dá para imaginar o que rolou nessa aula...no final, foi aplaudido de pé!


Esqueci de uma anotação de ontem, da conversa com o Stuart Kaplan, que a Pamela Coldman   Smith fez os desenhos do deck do Wait em preto e branco, que mais tarde as editoras coloririam os decks.


E vocês acharam que findaria por aqui a noite....nada...eu optei por fazer um dos workshops da noite, e fiz de Mlle Lenormand com a Tali Goodwin. Lembram do post de dois atrás a respeito da história do baralho? Então, preciso digerir a informação, pois realmente, segundo as pesquisas dela, a Lenormand é uma marca, ela não o fez.  Ela apresentou a mesa real (mas não descreveu cada casa de carta carta) e fizemos uma leitura coletiva no final.



Deborah Jazzini e Tali Goodwin 


O melhor foi depois, pois nos reunimos em outra sala, e começamos com as trocas de métodos de leitura e Marcus pediu a permissão de publicar uma metodologia minha como jazzini´s. Demos muita risada, pela entrevista que eu fiz com o João Caldeira,  o fato de mencionar que eu dormi na cama da Rachel Pollack e esse ano, ela que dormiu na minha cama....pois estive antes em Lisboa (a piadinha foi um pouco proposital, quem me conhece um bocadinho entendeu o recado).


E fechando a noite, tive a oportunidade de trocar figurinhas com a Mary Greer, conversamos muito a respeito da Lenormand e da Golden Dawn, amanhã tem mais queridos leitores, pois já são quase duas da matina e hoje o dia promete.


Deborah Jazzini










Nenhum comentário:

Postar um comentário