domingo, 8 de julho de 2012

Terceiro dia do Tarot Masters


E mais uma fogueira, que após a primeira música do grupo Taberna Folk, e a primeira dança em volta da fogueira...começou uma chuva que foi torrencial, sem dó ou piedade, mudanças das cadeiras, mantas e altar do ritual. Plano B ativado, o salão foi nosso abrigo e aonde pudemos continuar a dançar e a Silvana Martins pode fazer a sua vivência do Tarot e as Deusas.



Como nada é por acaso, a chuva terminou no momento exato aonde tínhamos que dançar em volta da fogueira, para ancorar as energias do ritual com mais força.  E novamente foi o tempo certo para voltar a chover e corremos novamente para dentro do salão para findar a jornada.  


E abençoados pela chuva, música celta, fogueira e ritual...finalizou o segundo dia do evento.

 O dia começou nublado e com um friozinho que nos manteve conectados com todas as palestras.  Iniciamos o dia com a continuação do curso do Tarot Terapeutico com o Veet Pramad  (www.tarotterapeutico.info) , que embora já tenha feito curso com ele, sempre há algo para ser relembrado.  


Na explicação do Arcano Menor, o cinco de copas (água) segundo o Tarot de Aliester Crowley... “ nesta carta, vemos a queda da autoestima,  a destruição de relacionamentos (podemos alertar o consulente, mas não dizer que o relacionamento dele está no fim),  observar o  porque determinados relacionamentos, são repetitivos, não adianta estar a esperar o Sir Lancelot, se você só se relaciona com o Frankenstein....” , com essas palavras, risadas correram soltas.


Após o almoço tive o prazer de conhecer o trabalho de Ivana Regina (http://www.escolaesoterica.com.br) ,  o seu tema foi a respeito de corte de energias negativas através das cartas do Tarot.  Em sua palestra,  houve uma abordagem direta e bastante objetiva a respeito do assunto.  E duas de suas frases que não posso deixar de colocar são:  “...nós somos os agentes de nossa vida, o Tarot não é nem mais nem menos, ele te mostra caminhos não realiza milagres, a partir da consulta, você já sabe o quem a fazer...então vai e não erre mais...”. 


E a outra foi: “... Você  já é o Tarot Vivo, ele é mágico, não é místico, com o passar do tempo , você não vai mais precisar das cartas, o consulente que precisa ver .....você  precisa sim, conhecer  todas as cartas para poder lidar com a magia...”  Houve um sorteio do Baralho Cigano (de sua autoria),  no final de sua palestra, a sortuda  foi a querida Estela, made in Portugal.






E  o dia continuou...muito interessante....



Após um quentinho coffee break, entrou  Marcus Katz é autor do livro Tarosophy, representante oficial do World Tarot Day, também Diretor da Tarot Professionals, Tarot Town, Revista Tarosophy, entre outras entidades, estudou por mais de 30 anos com os antigos manuscritos do ocultista Alister Crowley, e do esotérico Arthur Eduard Waite, se tornando assim uma referencia mundial em profissionais de tarot e ocultismo, desenvolvendo tecnicas únicas e fantasticas na abertura de cartas. Seu Site: http://www.tarotprofessionals.com/tarosophy.html




Eu estava numa expectativa grande confesso, em relação a aula-palestra dele e posso deixar registrado que o tema foi mudado durante a manhã e ele resolveu não falar sobre a Golden Dawn (Aurora Dourada). Quem acabou ganhando foram os participantes, pois foi uma aula principalmente para os professores, ensinando como iniciar um curso de Tarot.  No final de sua explanação ele disse que precisava fazer uma confissão... essa técnica não era dele, mas ele deu os créditos para a sua mestra,  que eu também tive a oportunidade de fazer um curso com ela, a Diva Rachel Pollack.  Para os curiosos de plantão, a metodologia é feita com o baralho inteiro, ou seja, Arcanos Maiores e Menores, conforme segue a foto abaixo. 




E chegou a hora esperada do dia: Mary K.Geer, (http://marygreer.wordpress.com/) uma pessoa adorável. Hoje eu tive a oportunidade de almoçar com ela e outras três participantes, aonde fomos as cobaias da palestra, nem preciso dizer que adorei, além de ter uma interpretação muito interessante, que faz parte de seu novo livro.  


Mas o que mais me encantou nela foi o fato de ser muito acessível e participativa, esteve na minha palestra e veio me dar os parabéns, dá para imaginar que fui ao céu e voltei?! Ela que tem livros publicados de vários métodos de leituras, para o autoconhecimento, foi um presente.



E todos os dias estamos trocando figurinhas nos intervalos, pois ela também trabalha e lê o Petit Lenormand, além se ser muito rápida para captar os acontecimentos de bastidores.  Aliás, o Marcus Katz, trouxe a cópia de um baralho da Mlle Lenormand, da Biblioteca Inglesa, (direitos adquiridos) em sua primeira versão. É diferente, eu pedi para fotografar, para publicar aqui no blog, porém, não sei se irei de fato conseguir.  E na conversa à beira da fogueira, ele que também é pesquisador, disse que uma editora, (não me lembro o nome agora) após dois anos do falecimento de Mlle, começou a comercializar o baralho, com apenas fins lucrativos, não tem nada haver com a história ou estória, que eu sempre contei e havia pesquisado, que foram os Ciganos que acharam o material dela e após cinquenta anos que o difundiram. 


Logo após a edição, o baralho foi vendido, sucesso de vendas e  expandido por toda a Europa e Américas. Outra informação que me deixou pensativa...que ela não desenhou o próprio baralho...e agora ? Qual é a informação certa a passar para os meus alunos??? Mas mesmo assim, pretendo ainda conversar mais a respeito da fonte que ele tem essas informações, será que ele irá fornecer?  Aqui sim podemos dizer que há cenas dos próximos capítulos.
Enquanto estou fazendo esse post, o pessoal está cantando lá embaixo com violão...fogueira, que dá para ouvir aqui do terceiro andar. Todas as músicas do Adoniran Barbosa já foram...e agora estão no Espelho Meu....(acabei de ver o facebook e o Arto colocou um post da cantoria)


E para finalizar o dia, tivemos um convidado especial, Valter Lima, (www.valterlima.com.br). 
Foi uma vivência onde todos participaram tirando uma carta. Ao ter a carta em mãos, ele pediu para escolhermos uma pessoa para fazer uma troca. A troca consistia em dar e aceitar as bênçãos trazendo um clima gostoso e mais aconchegante para finalizar o dia.


E a animação continua lá embaixo, é hora de participar, vou reforçar o casaco, pois tá frio de lascar aqui, boa noite!


Deborah Jazzini



Nenhum comentário:

Postar um comentário