terça-feira, 7 de agosto de 2012


                             ENSINAMENTOS DE BUDA 
                                     (Siddharta Gautama)


As Oito Ações Supremas:

1- Compreensão correta
Compreender as Quatro Verdades Supremas, as Oito Ações Supremas, a impermanência de todas as coisas e a inexistência da posse material. Compreender e aceitar os cinco preceitos de Buda.
2- Pensamento correto
Ter domínio e controle da mente promovendo deliberadamente pensamentos de paz, amor, compaixão, gratidão, alegria e esperança, renunciando a todo e qualquer pensamento do mal.

3- Linguagem correta
Falar somente a verdade, utilizar um vocabulário respeitoso com palavras elevadas, sábias, elogiosas, amorosas, positivas, alegres e construtivas. Evitar falar de pessoas que não estejam presentes.

4- Comportamento correto
Agir em benefício dos seres: homens, animais e vegetais. Praticar virtudes como a renúncia, desapego, boa vontade, benevolência, generosidade, moralidade, reverência, gratidão, respeito, alegria pelo sucesso alheio, ouvir os ensinamentos espirituais e expor os ensinamentos espirituais. 

5- Meio de vida correto
Ter uma profissão honesta que proporcione benefício a todos os seres. Nunca trabalhar em uma profissão que explore, prejudique ou cause sofrimento aos seres humanos ou a natureza.

6- Esforço correto
Esforçar-se para fazer sempre o bem, para corrigir suas falhas, libertar-se de maus hábitos e vícios, estudar ensinamentos de sabedoria e realizar práticas espirituais.

7- Atenção correta
Viver consciente e vigilante, com sua atenção absorvida no momento presente. Direcionar a atenção para os aspectos mais positivos das pessoas e das situações.

8- Concentração correta
Purificar a mente, abandonando o desejo egoísta por prazer sensual e concentrando-se na Natureza Búdica, através da prática diária da meditaçãoando a percepção, você muda a realidade.

As oportunidades estão onde você está. Não adianta mudar de casa, de cidade, pois o problema vai junto. O segredo é mudar a percepção: mudando a percepção, você muda a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário