sexta-feira, 21 de maio de 2010

Feliz Ano Novo Indiano e O Sol em Gêmeos




Hoje o Sol entrou no signo de gêmeos.
 
Gêmeos tem como uma de suas característica, a curiosidade.
Entraremos numa fase em que a mente ficará mais desperta, a comunicação mais eficaz e com uma inquietude interna também.

É o movimento interno cobrando do externo uma série de atitudes e muitas transformações ocorrem com cada um de nós nesse período de aproximadamente trinta dias.

O planeta regente de Gêmeos é Mercúrio, que na mitologia era filho de Júpiter e de Maia, filha de Atlas. Para os Gregos ele era chamado de Hermes, o mensageiro ou intérprete. O seu nome latino vem da palavra Merces, que é mercadoria.

O mensageiro dos deuses e em particular de Júpiter, sevia com zêlo e ao mesmo tempo sem escrúpulo. O lado luz e sombra em pleno equilíbrio.

É difícil não sucumbir aos encantos mercurianos, pois eles nos seduzem com suas histórias e estórias.

Ele é o deus da eloquência e da arte de bem falar. Protegia os viajantes, inspirava os negociantes e mesmo dos ladrões. Embaixador multitarefa dos deuses, assistia aos tratados de aliança, sancionava-os, retificava-os, não era estranho às declarações de guerra entre as cidades e os povos. Dia e noite não cessava de vigiar atento e alerta. Em uma palavra, era o mais ocupado dos deuses e dos homens.

Até o dia 20 de junho, temos muitos acontecimentos pela frente. Este é o momento de ter os pés na terra e a mente focada no que realmente determinamos para nós.

Hoje é o ano novo Indiano, Shaka Samvat , normalmente consistindo de 12 meses, exceto quando há o Adhik Maas, literalmente, ‘o Mês Adicional’.

Acredita-se que este calendário foi criado pelo Rei Shalivahan, em 78 d.C., tendo como base sua própria criação, que começou curiosamente em 0. Entretanto a coisa por lá é muito complicada, pois dependerá muito da região e do Deus adotado.

Podemos dizer que todo mês, na Índia, se pode comemorar o início de um novo ano, pois os meses são diferentes de acordo com as diferentes regiões indianas.

E são eles:  chaitra चैतर (março-abril), vaishakha वेशाख (abril-maio), jyashtha जयैषठ ou जेठ (maio-junho), ashadha आशाढ़ ou असाढ़ (junho-julho), sravana सावन (julho-agosto), bhadrapada भादरपद ou भादों (agosto-setembro), ashvina आशिवन ou कवार (setembro-outubro), kartika कािरतक (outubro-novembro), margashirsha अगहन (novembro-dezembro), pausha पौष ou पूस (dezembro-janeiro), magha माघ (janeiro-fevereiro), phalguna फगुन ou फलगुन (fevereiro-março).

Um comentário: