quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O mês de Kislev : Sagitário


Mês de Sagitário - O mês dos milagres
De 18/11 a 17/12


Rosh Chodesh - Noite de 17/11

Kislev é o signo de Sagitário. É a coluna central dos signos de fogo, regido por Júpiter, "Tzedek” em hebraico, e as letras hebraicas Samech e Guimel . A letra Samech criou o signo de Sagitário. Samech e Gimel. Samech vem da expressão Somech noflim (suportando os caídos). No Zohar, o artigo chamado “a letra" do Rav Hamnuna Saba (o Ancião), diz que as letras hebraicas se apresentaram perante o Criador para pedir que o mundo fosse criado começando com elas. Quando a letra Samec h se apresentou perante o Criador, Ele lhe disse para voltar ao seu lugar, que é depois da letra Nun, e ajudar o Nun a não cair. Assim foi que obtivemos a palavra "nes" (milagre). A letra Nun criou o signo de Escorpião, quando ocorreu o Dilúvio, e após esse evento, Deus colocou o arco-íris no céu como um sinal de que jamais ocorreria outro Dilúvio novamente.

Sagitário em hebraico é chamado Keshet, ou arco-íris. É o arco-íris no céu, um sinal entre Deus e Noé de que um dilúvio jamais destruiria a terra. Keshet é representado pelo centauro, a figura mitológica meio-homem, meio-cavalo, que caça com um arco e flecha.

A letra Guimel criou Júpiter, que controla a expansão e a habilidade de se expandirem receptores metafísicos. Júpiter representa o desejo de aprender, saber, e os campos da ciência, biologia, educação, arte e música. O sagitariano nasce otimista; para ele tudo está sempre bem, e sempre da melhor maneira possível. Os sagitarianos acham que podem resolver todos os problemas, e farão tudo o que lhes for solicitado.

Os sagitarianos são inclinados ao super-otimismo, ao exagero, deboche, jogos de aposta e frivolidade. São naturais filósofos, professores, educadores, amantes, comunicadores e amigos. Gostam de viajar, amam sua liberdade e seu espaço, e são interessados na exploração do mundo, bem como no estudo do comportamento humano, cultura e religião. Eles compartilham seu conhecimento com quem quer os procure. Amam a vida e podem ser crianças um tanto travessas.

Porque Sagitário é a coluna central (elemento ar) dos signos de fogo, possui a influência adicional de ar. O ar alimenta o fogo e permite que ele cresça e se expanda; por isso Sagitário pode ser um canal - instrutor, professor, vendedor, ou qualquer outra posição que envolva comunicação e que combine conhecimento com humanidade.

Os sagitarianos são pessoas aventureiras, que se tornam excelentes motoristas, inclusive de corridas, bem como pilotos. Eles amam esportes e desafiam seu destino correndo riscos desnecessários. Tudo o que fazem é em larga escala, com a ajuda de Júpiter, que expande a mente do sagitariano nos negócios, na vida social e na vida romântica!

Os dias mais importantes em Kislev são os dias de Chanuká, que começam em 24 de Kislev e termina em 2 de Tevet. Acendemos velas de Chanuká para nos conectarmos ao milagre que aconteceu no tempo Hasmoneus, quando a quantidade de óleo para um dia durou por oito dias no Templo Sagrado em Jerusalém. Esse surpreendente exemplo do poder da “mente sobre a matéria” teve lugar por causa das duas letras que controlam esse mês: Guimel, cuja essência é Gomel Dalim (recompensar os pobres), e a letra Samech, que criou o mês de Kislev. Essas condições, junto com as ações metafísicas exercidas pelos Hasmoneus, permitiram esse milagre ocorrido há 2000 anos atrás. Estamos sujeitos às mesmas condições a cada ano no 24° dia do mês de Kislev. Essa energia é revelada novamente durante oito dias, desde que nos conectemos a ela através das velas de Chanuká, e nos permite criar tremendos milagres em nossas vidas. O poder dos milagres existe e está disponível ao nosso acesso durante todos os dias do ano. Precisamos simplesmente acender as velas com as meditações apropriadas e corretas, e com isso ativar esse sistema metafísico dos milagres em nossas vidas. Rosh Chodesh Kislev/Sagitário.

O Sefer Yetzirá, o Livro da Formação, diz, “Ele coroou a letra Guimel, e com ela criou Júpiter no mundo, e segunda-feira no ano… e coroou a letra Samech, e com ela criou Sagitário no mundo e Kislev no ano.”

Nos artigos sobre letras do Rav Hamnuna Saba, encontrados no Zohar, cada letra hebraica aproximou-se do Criador pedindo-Lhe que as usasse para criar o mundo. Quando a letra Guimel chegou junto com o Dalet, o Criador lhes disse "mas ainda existirão pessoas pobres no mundo, e elas devem ser recompensadas com Chesed (misericórdia), e já que o Dalet é pobre e o Guimel suporta o Dalet, vocês não devem ficar separadas uma da outra, e lhes será suficiente nutrir uma à outra (Prólogo, parágrafo 36). A letra Samech Lhe disse, “Será melhor para ti criar o mundo comigo, já que eu suporto os que caem, conforme está dito “Aquele que suporta os caídos.” O Criador respondeu, “Eis porque você deve retornar ao seu lugar e lá ficar, porque se de lá você sair, na palavra Somech (em hebraico, suporte), o que será dos que caíram, já que dependem de você ?” Imediatamente a letra deixou Sua presença (Ibid. parágrafo 28).

Júpiter é o planeta dos milagres, elevando-se acima deste mundo físico, deixando a natureza para trás, a fim de criar uma nova e melhor realidade. Júpiter rege duas constelações, Sagitário e Peixes, os meses de Kislev e Adar. Esses dois meses contiveram maravilhosos milagres que influenciaram o curso da história.

O mês de Adar expressou o milagre de Purim, no qual um homem chamado Haman tentou eliminar a nação judaica, e com a aprovação do Rei Assuerus quase teve sucesso. Mas as ações metafísicas de Mordechai e Ester, juntamente com toda a nação judaica, mudaram a face da história. Eles criaram ações de unidade, trazendo os judeus à consciência de responsabilidade mútua, participando todos de um jejum de três dias, para ajudar a suplantar o desejo de receber do corpo, e também através do compartilhamento de presentes uns aos outros e aos pobres. O resultado foi dar e compartilhar sem limites, sem discriminação entre ricos e pobres. Essas ações permitiram uma transformação cósmica, e a mudança do script do filme. Em vez de Haman destruir os jud eus e seu líder Mordechai, ele foi enforcado no mesmo nó que havia armado com as próprias mãos para seu inimigo.

Kislev também abriu caminho para um tremendo milagre. O reinado grego sobre Israel terminou abruptamente no dia 25 de Kislev, quando uma família liderou um pequeno exército e aqueles poucos venceram muitos. Após vencida a batalha, os Hasmoneus foram ao Templo Sagrado, e encontraram um pequeno recipiente com óleo de oliva, que ainda possuía o selo do Sumo Sacerdote. Usando esse óleo, eles acenderam o Candelabro a fim de anunciar a vitória sobre os gregos. O óleo, que era suficiente para durar por um dia, durou oito dias. E a cada ano, no dia 25 de Kislev nos reconectamos, por oito dias, à energia cósmica da vida, saúde, sucesso, segurança e continuidade - a realidade dos milagres.

Por que oito dias? O número oito conecta-se com a Sefirá Biná. Existem sete Sefirot de Malchut a Chesed, e a oitava Sefirá é Biná, o repositório infinito de energia cósmica. Como nos conectamos a essa energia? Acendendo a Menorá (Chanukiá), que possui oito velas e uma vela guia, a cada dia acendemos uma vela adicional (isto é, primeiro dia uma vela, segundo dia duas velas), no oitavo dia acendemos todas as oito velas, meditando na total manifestação da Luz.

O que é especial em Sagitário e Kislev, além da vitória dos judeus sobre os gregos e o milagre do óleo? Sagitário (em hebraico Keshet, ‘arco-íris’) tem três cores básicas: vermelho, branco e verde. Essas cores expressam a energia cósmica das Colunas da Direita, da Esquerda e Coluna Central. Como sabemos, o átomo é feito de três partes principais, o Elétron, o Próton e o Neutron. Essa energia simétrica é feita da sabedoria sobre o desejo de receber, o desejo de compartilhar e o equilíbrio entre os dois.

OS Hasmoneus sabiam como utilizar esta energia equilibrada e com isso ganharam dos gregos e criaram o milagre do óleo.

De Rosh Hashaná até Yom Kipur o mundo é julgado, cada pessoa individualmente, por suas ações. Outra oportunidade nos é dada em Hoshaná Rabá, o oitavo dia de Sucot. Chanuká é uma extensão para todos os retardatários, uma outra chance para se conectar com a cósmica Biná e para atrair a energia vital durante esses oito dias, nos quais podemos fazer a correção e completá-la. Qual é a conexão entre Rosh Hashaná e Chanuká? O nome Matityahu, o Sumo Sacerdote dos Hasmoneus, possui numerologia 861, a mesma de Rosh Hashaná.

Sagitário é um signo de fogo, o terceiro dos signos de fogo, Áries (Direita), Leão (Esquerda) e Sagitário (Central). Sagitário traz alegria para a vida, otimismo, sorte e sucesso. Os sagitarianos nascem filósofos, que amam viajar, estudar, amam música, a vida e boa companhia. Dão excelentes professores, advogados, músicos, chefes, atletas e pessoas de negócio, que viajam o mundo a negócios ou a lazer.

Os sagitarianos também possuem um tremendo potencial espiritual. Quando pendem para a espiritualidade, criam milagres, e este é o motivo pelo qual muitos os consideram pessoas de sorte. Por isso, os sagitarianos contam muito com milagres, quando "viajam", apostam ou quando são frívolos. Eles se dão bem com pessoas de signos de fogo e de ar.

Fonte: Kabbalah.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário