quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mês de Elul - Signo de Virgem

Mês de Elul / Virgem
De 19 de Agosto (anoitecer) a 18 de Setembro 2009
Rosh Chodesh de Elul / Virgem - Noites de 19 e 20 de Agosto (2 dias!!)

O QUE É A LUA NOVA?
O calendário cabalístico é baseado na rotação da lua, e cada 29 ou 30 dias trazem uma lua nova ou um novo ciclo que canaliza infusões específicas da Força da Luz nas nossas vidas com base nos astros que controlam aquele mês. A Lua Nova é o primeiro dia do novo mês lunar, e normalmente fazemos a conexão na noite da véspera.

O QUE SIGNIFICA SE CONECTAR COM A LUA NOVA?


Cada mês traz seus próprios desafios e oportunidades, e o Zohar e outros textos sagrados cabalísticos nos ajudam a entender as energias disponíveis e como podemos usá-las da melhor forma possível.

Compreendendo onde precisamos ser proativos e onde precisamos aplicar a restrição, podemos superar a maior parte do caos que pode surgir a cada mês. Além do entendimento, existem também meditações específicas e letras aramaicas que podemos utilizar para nos ajudar a obter controle sobre as forças do mês - ao invés de permitirmos que elas nos controlem.

Lua Nova de Virgem

Alguma vez você já desejou que a vida viesse com um botão de desfazer?

Os cabalistas nos dizem que isto existe — o mês de virgem.

Os cabalistas ensinam que sempre é possível "retirar" nossas ações negativas - desde que estejamos dispostos a assumir responsabilidade, sentir a dor que causamos, e nos comprometermos a transformar a energia negativa que geramos.

A energia deste mês nos impulsiona a um processo de retornar aos pontos de desconexão ao longo do ano que passou, para "limpar a casa" e nos preparar para uma nova infusão de vida em Rosh Hashaná.Para lhe ajudar a compreender melhor este processo, participe da conexão da Lua Nova de Virgem.

O MÊS DE VIRGEM, por Rav Berg

Regido pelo planeta Mercúrio, o signo de Virgem no mês de Elul é o sexto e último dos meses/ signos “masculinos” – o último mês em que tudo se encontra em seu estado potencial ou “nível de semente”.

Elul nos proporciona a oportunidade de modificar os seis meses “femininos” seguintes. Durante esse mês, podemos usar a influência de Virgem para fazermos um balanço de nós mesmos, identificarmos nossas falhas e “fazer uma faxina na casa”.

Por este motivo, Elul é chamado de Mês do Arrependimento.“Virgem”, tanto em português como em hebraico, denota virgindade e pureza.As letras hebraicas que nos conectam com a energia espiritual deste mês são o Iud, que criou o signo de Virgem, e o Resh, que criou o planeta Mercúrio.

Essas duas letras têm energias-inteligências diametralmente opostas. O Iud simboliza riqueza e o nível de consciência mais elevado. O Resh é a imagem da pobreza. Durante o mês de Elul, devemos tomar vantagem da oportunidade de unificar esses dois conceitos e equilibrar suas energias.Virgem/Elul é chamado de Mês do Arrependimento, um mês particularmente adequado para examinar nosso passado, realizarmos um balanço e fazermos a retratação de atos errados anteriores.

Qual é a melhor maneira de chegar a isso?A Cabala ensina que se prejudicamos alguém, seja intencionalmente ou não, somos considerados responsáveis apenas por nossas próprias ações, uma vez que a pessoa prejudicada claramente estava destinada a ter aquela experiência, através de nossas ações ou pelas ações de alguma outra pessoa.

O que fizemos com nossas ações prejudiciais foi atuar como um canal ou um agente da negatividade que era devido à vítima. Não fizemos exatamente um favor a ela, mas a Cabala reconhece que a Luz opera de formas misteriosas. Ladrões são culpados de seus crimes, porém, segundo a Cabala, as vítimas do roubo tinham que sofrer a experiência da perda. Em outras palavras, não somos responsáveis pelo destino da vítima, mas somos responsáveis pelo nosso próprio destino que nos permitiu ser o canal para a negatividade.

Por causa disso, a única maneira de verdadeiramente se arrepender é mudar o futuro através de uma volta ao passado. Simplesmente pedir desculpas profusamente por um crime do passado não mudará nada, nem aliviará a dor sentida pela vítima. Para se arrepender é preciso voltar, entender o que nos fez agir tão mal, admitir o erro e pedir que a mesma situação ocorra novamente no futuro para nos dar a oportunidade de agir diferentemente e fazer a correção. A energia do mês de Virgem/Elul nos oferece a oportunidade de nos examinarmos a fundo. Esta é a razão pela qual este signo é Virgem: ele tem o poder de purificar, de limpar o mundo de suas imperfeições.Nossa familiaridade com Virgem e seu planeta regente, Mercúrio, pode explicar esse mecanismo de "voltar ao futuro".

Mercúrio, sendo o planeta mais próximo do Sol, tem grande afinidade com essa estrela. O Sol é a manifestação de Zeir Anpin, o nível superior de consciência onde tempo, espaço e movimento não existem. Portanto, a influência de Mercúrio facilita a viagem no tempo, misturando o passado com o futuro.

Consciência para o mês:

Este mês nos proporciona a oportunidade de alterar nosso destino nos próximos seis meses.

Olhe para dentro.

Identifique suas falhas.

Arranque pela raiz seus traços imorais.

Erradique hábitos centrados em si mesmo.

Em outras palavras, “limpe a casa”.

Trabalho espiritual proativo e purificação durante este mês terão um impacto direto na medida e radiação de Luz que você gerará no resto do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário