segunda-feira, 16 de julho de 2018

O Santo Graal do The Arthurian Tarot


Dezesseis de julho de 2018 - Segunda-feira.
O Planeta regente do dia é a Lua.
O Sol está no signo de Câncer e a 
Lua está na sua fase nova no signo de Virgem.
Na alquimia do dia temos os elementos Água e Terra.
"Eu acredito no que os meus olhos podem ver".

A carta de hoje é o Arcano Menor, o Ás de Água do  Legend The Arthurian Tarot, escrito e ilustrado por Anna -Marie Ferguson, pela editora Llewellyn, segunda edição, 1996.

Descrição do Arcano: O Santo Graal - Bem-aventurados aqueles que testemunham a maravilha do Santo Graal. Se alguém pensasse no Santo Graal como meramente os objetos materiais da missão, toda esperança de iluminação, é perdida. Para se beneficiar e compreender o fascínio duradouro da lenda, o Graal deve assumir seu significado mais elevado. Embora não possamos compreender seus mistérios, se o Graal for considerado o símbolo sagrado da presença Divina, a busca pode começar. Em essência, o Graal está sempre presente, embora nem todos o reconheçam.

Toda a natureza pode ser considerada uma manifestação do Graal e sua água onipotente. A julgar pela nossa resposta interna, pode-se suspeitar que a música e a arte são dons do Graal e um vislumbre da graça e da beleza que estão além.

Embora os cavaleiros cubram a distância física em sua busca, sua verdadeira busca era de natureza interior. Suas aventuras eram catalisadas, temperadas, estressantes e acelerando seu desenvolvimento até que finalmente transgrediram suas limitações de pensamento, permitindo que a luz se alastrasse. 

Essa expansão e dissolução temporária do eu, torna-se imerso no espírito do Graal, absorvendo seus mistérios. Esta é a última experiência mística e comunhão procurada pelos cavaleiros e muitas almas do passado e do presente.

O Graal tem um número de formas simbólicas, algumas das quais são o cálice, o caldeirão. Lendas celtas são abundantes de outro caldeirão mundial cujos atributos se assemelham aos do Graal. Os caldeirões dos contos celtas eram a fonte de inspiração e conhecimento sobrenatural. Alguns disseram ter o poder de restaurar a vida e fornecer comida suficiente para sustentar comunidades inteiras. O motivo do Caldeirão da Abundância sobrevive na versão cristianizada da lenda Arthuriana, com o Graal aparecendo como um navio que fornece comida para toda a Sociedade da Távola Redonda. 

As similitudes levaram alguns a acreditar que a nossa concepção do Graal é uma mistura do caldeirão celta pagão e do cálice cristão da última ceia e da que captou o sangue de Cristo.

Na primeira vista, reconhecer-se-á o cálice, enquanto o próprio vaso é o caldeirão azul-escuro de Annwn. O caldeirão está embalado dentro dos ramos da árvore da vida, cujo tronco forma o caule, erguendo-se de suas raízes terrenas para conectar simbolicamente o céu e a terra. Um serafim de seis asas paira sobre o Graal, enquanto as nove sacerdotisas da tradição celta assistem abaixo.

Este Arcano e imagem nos inspiram a fazer um ritual pessoal,  com os elementos sagrados que o seu coração invocar, aproveitando ainda as energias do elemento água.

Se você não se sentir apto a fazer um ritual, faça uma oração de sua escolha de coração, invoque as energias que a sua alma precisa nesse momento.

Desejo que você inicie a sua semana inspirada e protegida!

Um ótimo dia para todos nós!

Deborah Jazzini
Membro Honorário da Casa de Tarot de Lisboa

Livros: O Pulo do Gato e Na Rota do Tarô, à venda em @simbolika.

Contato para consultas, cursos e eventos:
WhatsApp: (11) 99850.7946





Nenhum comentário:

Postar um comentário